Como conseguir um corte perfeito nas placas cerâmicas retificadas e porcelanatos?
Para cortes do Porcelanato, recomenda-se utilizar máquina com disco diamantado liso lubrificado com água, pois a peça possui uma massa mais rígida e homogênea.
Cortes Retos: Os cortes retos podem ser realizados por riscador manual e/ou por serra elétrica (“Makita”). Geralmente, os cortes em placas com lado até 60 cm são realizados com riscador manual. Em placas com lado maior que 60 cm os cortes são realizados com serra elétrica, em que deve-se utilizar disco diamantado, bem como realizá-lo em três etapas ao longo da espessura da peça:
Primeiro corte: superficial para evitar lascas e melhorar o acabamento.
Segundo corte: atingir até o meio da espessura da peça.
Terceiro corte: conclusão do trabalho.
Cortes quadrados: Para a realização dos cortes quadrados deve-se obedecer ao seguinte procedimento: Utilizando uma furadeira com broca diamantada de 6 mm ou 8 mm, fazer um furo a cada ângulo a ser formado. Com a serra elétrica com disco diamantado, realizar a união dos furos na face conforme as três etapas de corte apresentadas anteriormente.
Recortes: Para a realização dos recortes, é necessário uma largura mínima de 5cm e deve deve-se obedecer ao seguinte procedimento: Utilizando uma furadeira com broca diamantada de 6 mm ou 8 mm, fazer um furo em cada ângulo a ser formado. Utilizando a serra elétrica com disco diamantado, fazer os cortes das extremidades. Por fim, concluir o corte no interior na peça.
Cortes Circulares: Para a realização dos cortes circulares recomenda-se a utilização de serra copo diamantada com o diâmetro do furo a ser obtido. Caso não se disponha de serra copo, pode-se realizar, utilizando a serra elétrica com disco diamantado, o desgaste do verso da peça até restar uma espessura mínima que possibilite quebrar até obter o diâmetro desejado.